ECC › 19/03/2021

TEMA: SÃO JOSÉ

Neste Tempo de Quaresma estamos vivendo um ano especial dedicado a São José, nos 150 anos da sua declaração como padroeiro universal da Igreja feita pelo Papa Pio IX a 08 de dezembro de 1870.

A partir dessa data celebrada em 2020 e até 08 de dezembro deste ano de 2021 a Igreja vive um momento especial para celebrar São José. Segundo o Papa Francisco “depois de Maria, a Mãe de Deus, nenhum Santo ocupa tanto espaço no magistério pontifício como José, seu esposo”.

Para falar um pouco sobre São José, convidamos o casal Aldo e Irene e a amiga Lula:

São José, Pai adotivo de Jesus, esposo de Maria, Patrono da Santa Igreja Católica.

José, descendente da linhagem de David, homem justo e temente a Deus, havia sido prometido em casamento a uma Virgem chamada Maria.

Eis que o Anjo anuncia a Maria que Ela seria a mãe do Salvador. José, porém, ao saber de sua gravidez, por não querer difamá-la, resolve então deixá-la em segredo. Avisado em sonho, por um Anjo que lhe disse:

“José, filho de David, não temas em receber Maria como tua esposa, pois a criança que dela vai nascer é obra do Espírito Santo. Tu lhe darás o nome de Jesus, pois Ele salvará seu povo de seus pecados .”   (Mateus 1; 20-21)

Não podemos duvidar que um verdadeiro e apaixonado amor por Maria marcou a vida de São José e seu amor pelo menino Jesus que ocupava especial lugar no coração de José.

Quantos anos tinha José quando se apaixonou por Maria? Era bem jovem, provavelmente uns quinze anos pois essa era a idade que os jovens da Galiléia desposavam suas prometidas.

Receber e cultivar o amor familiar é um valor tão importante que o próprio Deus quis para si o aconchego de uma família. Um lar, foi o melhor presente que São José pôde dar ao filho de Deus. O esposo de Maria olha para Jesus e tem o privilégio de chamá-lo meu filho.

São José a Vós nosso amor, sede nosso bom protetor, aumentai o nosso fervor!

São José, rogai por nós!

Aldo e Irene participam do Encontro de Casais com Cristo da Igreja do Calvário há alguns anos e dedicam parte de seu tempo em muitas atividades da comunidade, ajudando na evangelização das famílias através do ECC.

Nossa pergunta para o casal: Aldo e Irene, o que representa para vocês a pessoa de São José?

– São José para nós representa o modelo de esposo amoroso e fiel, um exemplo de pai dedicado a família.

A amiga Lula também contribui nesse texto para homenagear São José e vejam só o que ela compartilha conosco:

São José na Bíblia:

1. Origem: Da casa de Davi “José filho de Davi”, não tenhas medo de receber Maria como sua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo

(Mt 1,20)

• Qualidade: “José, seu marido, era Justo” (Mt 1,19)
  • Profissão: Esse homem não é o filho do Carpinteiro? (Mt 13,55)

Curiosidades:

1. As mocinhas casadoiras devem rezar para São José e não para Santo Antonio, que nunca foi casado, sabem por quê?
  2. José era um bom partido
  3. Tinha uma profissão (carpinteiro)
  4. Não era machista e nem preconceituoso

O homem ideal!

José e a Família:

Deus quis que Jesus nascesse em uma família constituída de pai e mãe, a Sagrada Família e Jesus nasceu do matrimônio de José e Maria , não deste matrimônio, mas nele.  Nas veias de Jesus corria o sangue de Maria e no coração os ensinamentos e exemplos de José. José teve a difícil missão de educar o Filho de Deus.

Nossa pergunta para Lula: O que representa para você a pessoa de São José?

– Meu santinho muito querido, exemplo de bondade e de responsabilidade. Teve uma missão difícil: educar e Filho de Deus, missão esta que Deus só colocaria nas mãos de alguém muito especial e sobretudo justo. José deixou sua marca, sua força pelas atitudes que tomou, não precisou falar, agiu. Foi pai amoroso, esposo companheiro. Teve o céu da terra: morreu dos braços de Maria e de Jesus.

“Que São José, pilar das famílias abençoe você e a sua família sempre!”

ECC-março/2021