ECC – Encontro de Casais com Cristo

JUBILEU ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO

Alfonso Pastore nasceu em Soledade-RS, no dia 8 de novembro de 1932. Era o quinto filho de uma família de sete irmãos. Seus pais, José Pastore e Maria Ranzolin Pastore eram agricultores e muito religiosos. Tinham o hábito de rezar o terço de joelhos todas as noites e de ir aos domingos, à Capela de São Roque para a celebração que era feita por leigos. No local onde moravam não havia padre.

Desejavam que os filhos conhecessem e vivessem a preciosidade da Igreja de Jesus e amassem a Virgem Maria. Ainda criança, a família de Padre Pastore se mudou para Iomerê-SC. Chegando na cidade, nem casa tinham para morar. Seu pai alugou um paiol enquanto construía a casa. Sr. José era um homem versátil,fazia de tudo um pouco e valorizava muito o cooperativismo. “União e ajuda mútua levam ao progresso”, afirmava sempre.

Alfonso foi ordenado sacerdote em 1958, com 25 anos, pela ordem de São Camilo, conhecidos como padres camilianos.

Em 1968, Padre Alfonso Pastore foi transferido para a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no bairro da Pompéia, em São Paulo. A paróquia já desenvolvia um trabalho de evangelização voltado às famílias, mas o sacerdote ainda achava pouco. A preocupação dele com a evangelização só aumentava e ele queria agir com urgência.

Em uma noite, no mês de abril de 1970, ele teve uma inspiração divina e anotou o que veio à mente: uma sequência de palestras, testemunhos e sóciodramas. Nascia assim o Encontro de Casais com Cristo. A proposta foi encaminhada à Arquidiocese de São Paulo e teve a aprovação do então arcebispo, Dom Paulo Evaristo Arns.

Padre Alfonso Pastore não perdeu tempo e tratou de organizar o primeiro encontro com a máxima urgência. E nos dias 10, 11 e 12 de julho de 1970 foi realizado o primeiro ECC na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia.

O ECC se expandiu rapidamente para outras paróquias de São Paulo, outras cidades do Estado de São Paulo; finalmente, para todo o País.

Assim, em 1985 foi criado o Documento Nacional, reunindo os conteúdos produzidos pelo próprio Padre Alfonso Pastore e pelo casal Kleber Antonio Ferreira e Laureci Henriqson Ferreira de Porto Alegre, com a contribuição das coordenações regionais. O Documento Nacional é uma espécie de Constituição do ECC.

O lançamento do período Jubilar aconteceu durante o XXII Congresso Nacional do ECC realizado em Brasília em julho de 2019 e presidido por dom Adair José Guimarães, bispo de Formosa-GO Em 50 anos de existência, mais de três milhões de casais vivenciaram o Encontro de Casais com Cristo e testemunham as mudanças em suas vidas

ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO NA IGREJA DO CALVÁRIO

No ano de 1972, vinte casais que haviam feito o ECC em outras paróquias, manifestaram o desejo de introduzi-lo na Paróquia do Calvário e em 10 de agosto de 1972 foi realizada uma reunião para a tomada de decisões para a realização do ECC na paróquia.

Dessa forma, nos dias 27, 28 e 29 de outubro de 1972, aconteceu o 1º. Encontro de Casais com Cristo da Paróquia São Paulo da Cruz – Igreja do Calvário, nas dependências do Colégio Stella Maris, no bairro de Pinheiros. Nesse ECC participaram 40 casais e o encontro foi coroado de pleno êxito.

O Dirigente Espiritual daquela época era o Padre Pedro Lain.

O ECC completou 50 anos de existência em 2020 e vários momentos foram realizados e organizados pela Igreja Nossa Senhora do Rosário de Pompéia em homenagem ao ECC como um todo.

Dessa forma, a Equipe de Serviços 2021 e o nosso Dirigente Espiritual – Padre Norberto, decidiram fazer uma homenagem aos casais da Igreja do Calvário que contribuíram para o crescimento desse serviço tão importante da Igreja Católica.

A partir do mês de fevereiro/2021, estaremos colocando através do site da Igreja do Calvário (paroquiadocalvario.org.br), momentos inesquecíveis do ECC, para que todos conheçam e outros relembrem tantas coisas boas e frutíferas que o Encontro de Casais com Cristo realizou através de todo esse tempo, através do trabalho voluntário de tantos casais que passaram na nossa querida paróquia até o presente momento.

Muita coisa mudou desde aqueles dias do 1º. Encontro de Casais com Cristo da Igreja do Calvário. Muitos casais se tornaram voluntários nas pastorais, movimentos e serviços da nossa paróquia e muitos ainda estão ativos nas várias atividades existentes.

Então, amigos do Calvário, em homenagem a todos vocês, estaremos mostrando esses maravilhosos voluntários do ECC e contando curiosidades desde aqueles abençoados dias do 1º. Encontro de Casais com Cristo da Paróquia São Paulo da Cruz – Igreja do Calvário.

Aguardem nosso contato através de e-mail, WhatsApp ou telefone para que você leia, prestigie e participe desse novo momento do Encontro de Casais com Cristo.

Obs.: Caso você tenha alguma sugestão/colaboração para o resgate de lembranças do ECC ou algum fato e curiosidade, por favor, entre em contato através do email: ecc.calvario2021@gmail.com ou diretamente com a Equipe de Serviços ECC.

Informações e inscrição devem ser feitas após as missas com a equipe responsável.

Conheça outras pastorais e movimentos de nossa comunidade: