ECC › 19/01/2021

JUBILEU ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO

Alfonso Pastore nasceu em Soledade-RS, no dia 8 de novembro de 1932. Era o quinto filho de uma família de sete irmãos. Seus pais, José Pastore e Maria Ranzolin Pastore eram agricultores e muito religiosos. Tinham o hábito de rezar o terço de joelhos todas as noites e de ir aos domingos, à Capela de São Roque para a celebração que era feita por leigos. No local onde moravam não havia padre.

Desejavam que os filhos conhecessem e vivessem a preciosidade da Igreja de Jesus e amassem a Virgem Maria. Ainda criança, a família de Padre Pastore se mudou para Iomerê-SC. Chegando na cidade, nem casa tinham para morar. Seu pai alugou um paiol enquanto construía a casa. Sr. José era um homem versátil,fazia de tudo um pouco e valorizava muito o cooperativismo. “União e ajuda mútua levam ao progresso”, afirmava sempre.

Alfonso foi ordenado sacerdote em 1958, com 25 anos, pela ordem de São Camilo, conhecidos como padres camilianos.

Em 1968, Padre Alfonso Pastore foi transferido para a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no bairro da Pompéia, em São Paulo. A paróquia já desenvolvia um trabalho de evangelização voltado às famílias, mas o sacerdote ainda achava pouco. A preocupação dele com a evangelização só aumentava e ele queria agir com urgência.

Em uma noite, no mês de abril de 1970, ele teve uma inspiração divina e anotou o que veio à mente: uma sequência de palestras, testemunhos e sóciodramas. Nascia assim o Encontro de Casais com Cristo. A proposta foi encaminhada à Arquidiocese de São Paulo e teve a aprovação do então arcebispo, Dom Paulo Evaristo Arns.

Padre Alfonso Pastore não perdeu tempo e tratou de organizar o primeiro encontro com a máxima urgência. E nos dias 10, 11 e 12 de julho de 1970 foi realizado o primeiro ECC na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia.

O ECC se expandiu rapidamente para outras paróquias de São Paulo, outras cidades do Estado de São Paulo; finalmente, para todo o País.

Assim, em 1985 foi criado o Documento Nacional, reunindo os conteúdos produzidos pelo próprio Padre Alfonso Pastore e pelo casal Kleber Antonio Ferreira e Laureci Henriqson Ferreira de Porto Alegre, com a contribuição das coordenações regionais. O Documento Nacional é uma espécie de Constituição do ECC.

O lançamento do período Jubilar aconteceu durante o XXII Congresso Nacional do ECC realizado em Brasília em julho de 2019 e presidido por dom Adair José Guimarães, bispo de Formosa-GO Em 50 anos de existência, mais de três milhões de casais vivenciaram o Encontro de Casais com Cristo e testemunham as mudanças em suas vidas.