Notícias da paróquia › 08/03/2021

Dia Internacional da Mulher

Para muitos, 8 de Março é apenas um dia para dar flores e fazer homenagens às mulheres. Mas diferentemente de diversas outras datas comemorativas, esta não foi criada pelo comércio.

A origem da data escolhida para celebrar as mulheres tem algumas explicações históricas. É muito comum relacioná-la ao incêndio ocorrido em 25 de março de 1911 na fábrica de roupas Triangle Shirtwaist, nos Estados Unidos, onde tinham terríveis condições de trabalho e quando 146 trabalhadores morreram, sendo 125 mulheres e 21 homens. No entanto, há registros anteriores a essa data que trazem referências à reivindicação de mulheres para que houvesse um momento dedicado às suas causas dentro do movimento de trabalhadores.

Oficializado pela Organização das Nações Unidas em 1975, o chamado Dia Internacional da Mulher era celebrado muito tempo antes, desde o início do século 20. E se hoje a data oficial (08 de março) é lembrada como um pedido de igualdade de gênero e com protestos ao redor do mundo, no passado nasceu principalmente de uma raiz trabalhista. A mulher foi obtendo conquistas políticas e sociais muito importantes e hoje em dia a mulher desempenha papel extremamente importante na sociedade em todo o mundo.   (fonte: todamateria.com.br + acervo.estadão.com.br)

HOMENAGEM ÀS MULHERES

O Encontro de Casais com Cristo vem cumprimentar todas as mulheres e especialmente àquelas que se dedicam a esse serviço da igreja para evangelização das famílias junto ao ECC. Para representar todas essas mulheres maravilhosas, escolhemos uma dentre tantas, também tão especiais, para homenagear a todas mulheres do ECC da Igreja do Calvário.

Nome dela: Izilda

Casada com Wilson (in memorian)

Fizeram o 52º. Encontro de Casais com Cristo na Igreja do Calvário

Nossa amiga Izilda, desde que participou do ECC da Igreja do Calvário, nunca mais saiu, até os dias de hoje.

Mulher dinâmica, sempre doando seus serviços em vários encontros que aconteceram na Igreja e saibam que naquela época se realizavam vários encontros, eram muitos durante o ano. Dizem até que havia “fila de espera” para a participação dos casais. Era uma canseira, mas que canseira que nada, logo pela manhã cedinho Izilda e Wilson já estavam no local onde se realizaria o ECC. E isso é só o começo.

Trabalhou com dedicação e amor em muitos serviços da paróquia, além do ECC, tais como: na famosa quermesse do Calvário, onde coordenou diversas barracas e também deu apoio para as chamadas “barracas terceirizadas” (e olha que não é fácil ficar andando para lá e para cá no meio de uma multidão de pessoas – haja sola de sapato), e Izilda sempre elegante, até na quermesse.

O casal participou no ECC em várias equipes, mas a dedicação maior foi como “Casal Patrimônio”, onde era responsável, juntamente com outro casal que era escolhido pelo Dirigente Espiritual do ECC. Para essa atividade, tem que “madrugar” na igreja para abrir as portas para iniciar as atividades e sempre o casal é o último a sair.

Izilda também trabalhou como garçonete na festa italiana, festa dos anos dourados, eventos realizados pelo ECC como feijoada, bingo, etc. Ela também “solta sua voz” nas missas dominicais, às 19:30 horas e ajuda na organização da liturgia. Participou também com um grupo de casais que realizavam missas comemorativas no Hospital das Clínicas, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal, os pacientes adoravam a visita do grupo. Ufa, quanta coisa, né pessoal?

Acima de tudo Izilda é uma mulher batalhadora, de muita fé e além de todos esses serviços voluntários, ela ainda encontra tempo para se dedicar a família. É mãe amorosa de duas filhas Marcela e Patricia, uma neta Giovanna e um neto João que são os amores da vovó.

Ficou viúva há pouco tempo (amigo Wilson sempre lembrado por nós do ECC), mas não abandonou a sua dedicação ao Encontro de Casais com Cristo.

Izilda representa todas as mulheres batalhadoras, dedicadas à família, mas que encontram tempo para se dedicarem ao próximo, mostrando que a fé, a dedicação a Deus nos faz um ser humano melhor. Parabéns Izilda , parabéns mulheres!

Gratidão a todas vocês, mulheres abençoadas e maravilhosas.

FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER!