Notícias › 26/11/2020

CNBB lança edital reformulado para a 53° edição dos Prêmios de Comunicação

Nova-logo-Pr-mios-de-Comunica-o-CNBB-oyxtuaup1t9anomrjjmi32nf5zkd2et1f4cbszf3aw

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio de sua Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, lança nesta quarta-feira, 25 de novembro, o edital da 53ª edição dos Prêmios de Comunicação da entidade. Com cerimônia de entrega prevista para acontecer em outubro de 2021, na cidade de Brasília (DF), a premiação terá inscrições abertas entre os dias 22 de fevereiro e 23 de maio de 2021 para trabalhos realizados entre 1 de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2020.

Em carta, divulgada hoje, a CNBB afirma que, por meio dos prêmios, reconhece trabalhos que promovem os valores cristãos em diferentes áreas da comunicação no país. A carta é assinada pelo arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, pelo bispo auxiliar de Belo Horizonte e presidente da Comissão para a Comunicação da CNBB, pelo bispo de Oeiras (PI), responsável pelos prêmios de Comunicação da entidade, dom Edilson Soares Nobre, e pelo coordenador dos prêmios, Rafael Alberto Alves dos Santos

Segundo o novo coordenador dos Prêmios de Comunicação da CNBB, Rafael Alberto Alves dos Santos, é a primeira vez que os prêmios vão contemplar trabalhos realizados em 2 anos – 2019 e 2020. O motivo foi o cancelamento da premiação em 2020 em razão da pandemia do novo Coronavírus.

Além dos prêmios tradicionais (Cinema, TV, Rádio, Internet/Redes Sociais e Imprensa), a CNBB estreia nesta 53ª edição duas novas categorias – Pesquisas de Pós-Graduação e práticas e experiências da Pastoral da Comunicação. Em anexo, o novo edital e carta aos profissionais de comunicação e cultura.

Mudanças e aprimoramentos

O coordenador dos prêmios informa também que algumas mudanças foram feitas no prêmio, desde a reformulação da logomarca até pequenos ajustes nas categorias.

Por exemplo, antes podiam se inscrever apenas longas acima de 70 minutos e curtas abaixo de 40 minutos. As produções entre 40 e 70 minutos ficavam de fora do certame. Agora o novo edital considera longa acima de 70 e curta abaixo de 70 minutos.

Está em curso também um processo de renovação das instituições que compõem o júri técnico dos Prêmios. Outra mudança, anunciada pela coordenação dos Prêmios de Comunicação da CNBB, é na composição da comissão eclesial de julgamento das obras que se candidatam. A partir desta edição passarão a ser 21 bispos, sendo 3 para julgar as obras inscritas em cada categoria.

O site dos prêmios também foi completamente reformulado, a partir da nova identidade visual. Para acessar e obter mais informações basta entrar no seguinte endereço: www.premios.cnbb.org.br

Acesse a carta de lançamento do edital: Carta de lançamento da 53ª Edição

Acesse o edital aqui: Edital da 53ª edição dos Prêmios de Comunicação

Via CNBB