Notícias › 23/06/2014

Sínodo: Documento preparatório será apresentado nesta semana

Sinodo_familiaO Instrumento de trabalho (Instrumentum Laboris), que será usado pelos bispos de todo o mundo durante a III Assembleia Geral Extraordinária de outubro, será apresentado nesta quinta-feira, 26, na Sala de Imprensa da Santa Sé.

O documento guiará os trabalhos dos bispos reunidos no Vaticano, nos dias 5 a 19 de outubro deste ano, sob o tema: “Os desafios pastorais das famílias no contexto da nova evangelização”.

O Instrumento foi elaborado a partir de uma sondagem da Santa Sé com respostas das Conferências Episcopais, Igrejas do Oriente e do Ocidente, organismos da Cúria Romana, Congregações religiosas, bispos, sacerdotes, membros de Institutos de vida consagrada, leigos, associações e movimentos.

Entre os temas do Documento, estão a assistência aos casais de segunda união; a preparação para o sacramento do matrimônio; os desafios da família no mundo atual.

A secretaria do Sínodo enviou aos cinco continentes um questionário de 38 perguntas sobre temas referentes à pastoral familiar. Aos fiéis foram pedidas opiniões sobre questões como a contracepção, união de pessoas do mesmo sexo; problemas financeiros, entre outros.

Por Canção Nova, com Rádio Vaticano