Notícias da paróquia › 10/02/2015

FAZENDA DO SOL: o Amor de Deus que salva vidas

A Fazenda do Sol – São Paulo da Cruz, em Itú (SP), é uma Comunidade Terapêutica que acolhe pessoas para a recuperação da dependência química. Situada nos arredores do Km 68 da Rodovia Castelo Branco, a Fazenda do Sol é um projeto de Deus que foi fundado e assumido pelos Missionários Passionistas da Província do Calvário. Provocados pela ousadia do Evangelho e impulsionados pelo Espírito Santo, os Religiosos Passionistas abraçaram a mesma iniciativa do “Bom Samaritano” que procura salvar vidas junto aos crucificados dos caminhos da história.

Apoiados pela experiência de assistência pastoral e espiritual dada à Fazenda do Sol, em Campina Grande (PB), os Missionários Passionistas acolheram a ajuda de alguns jovens que foram enviados da Paraíba para a fundação da Fazenda do Sol – São Paulo da Cruz, em Itú. Assim, dia 27 de Janeiro de 2013 foi oficializada esta obra do Amor de Deus.

Pe. Rogério de Lima Mendes, Missionário Passionista, foi o primeiro diretor da Fazenda do Sol – São Paulo da Cruz, em Itú, e foi quem despertou várias ajudas voluntárias, profissionais e materiais. Foi ele quem também suscitou lideranças que, pouco a pouco, foi se formando a monitoria da Fazenda do Sol.

Atualmente o Ir. José Milton Ferreira da Silva, CP é quem assume a diretoria da Fazenda do Sol. Seus coordenadores, Gustavo Martins da Silva e Valter Garcia, são quem dinamizam a vida do dia a dia na Fazenda. Além dos coordenadores, a Fazenda do Sol continua a contar com muitas ajudas voluntárias provindas de várias realidades. Todas as semanas acontecem a assistência psicológica, espiritual e formativa que dinamizam a convivência e a terapia ocupacional. Foi com este apoio providente que no último dia 01 de Fevereiro se comemorou os dois anos de fundação desta obra do Amor de Deus.

O dia foi marcado por uma grande confraternização que reuniu várias pessoas, incluindo os residentes em recuperação. Após um delicioso almoço, foi celebrada uma Missa de ação de Graças às 15h30m. Pe Amilton Manoel da Silva, CP (Superior Provincial dos Missionários Passionista) foi quem presidiu a celebração como Presidente da Fazenda do Sol em Itú. A missa foi concelebrada por Pe Leonildo Pedro dos Santos e Pe Rogério de Lima Mendes. A programação de comemoração se concluiu com um lanche que incluiu a cantoria de “Parabéns” e o corte do bolo de aniversário.

Em gratidão, numa forma de dizer obrigado a todas as pessoas que colaboram neste projeto, foi editado um pequeno vídeo que ilustra a atual realidade da Fazenda do Sol – São Paulo da Cruz.

Deus seja bendito através desta obra. Que Suas bênçãos recaia sobre todas as pessoas de boa vontade e que ajudam na recuperação das vidas marcadas pelo vício das drogas e pela discriminação social. Que Maria Santíssima, a Mãe das Dores e da Santa Esperança, junto com São Paulo da Cruz, padroeiro da Fazenda, amparem e prolonguem este sonho de resgatar vidas da dependência química. Assim seja.

• Marilyn

Parabéns Padre Rogério, o desafio foi e é grande. Mas o Sr. Soube com sua Fé ajudar muitas pessoas.